A Comissão Organizadora do XV Encontro Nacional e IX Encontro Internacional de Pesquisa em Tradução – XV ENTRAD, organizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Tradução (ABRAPT), tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para apresentação de trabalhos individuais.
A submissão de resumos ocorrerá de 02 de abril de 2025 a 05 de junho de 2025 e o envio das cartas de aceite está previsto para ocorrer até 16 de junho de 2025.
Serão aceitas propostas relativas a pesquisas em andamento ou concluídas, nas seguintes modalidades: comunicação em simpósio temático, comunicação individual livre ou pôster.
Cada autor/a poderá submeter, no máximo, dois resumos para comunicações, podendo ser em simpósio temático e/ou em comunicação individual livre, sem exceder esse limite sob nenhuma circunstância. A aceitação de dois trabalhos de um mesmo autor/a dependerá do número total de submissões recebidas para o evento. Estudantes de graduação e graduados/as poderão submeter somente um poster e deverão informar, obrigatoriamente, o nome de seu/sua orientador/a no momento da submissão. Cada poster poderá ter, no máximo, dois autores/as.
Neste link, pode ser acessado o template para submissão dos trabalhos.
Serão aceitas propostas relativas a pesquisas em andamento ou concluídas, nas seguintes modalidades:
Comunicação em Simpósio Temático: Os trabalhos serão apresentados nos simpósios temáticos (ST) oferecidos. Cada comunicação poderá ter, no máximo, dois/duas apresentadores/as. O/A pesquisador/a que submeter resumos deve possuir título de mestrado ou doutorado, ou estar cursando um desses níveis acadêmicos. Cada apresentação terá 15 minutos de duração e será organizada pelos coordenadores/as em sessões de quatro apresentações, incluindo tempo para debate. A avaliação dos resumos submetidos será feita pelos coordenadores/as dos simpósios temáticos. Se um trabalho for aprovado, mas ultrapassar o número máximo de expositores no ST, poderá ser realocado como comunicação individual livre ou para outro simpósio com tema afim, conforme decisão da Comissão Científica e a quantidade de trabalhos aceitos. Para a submissão de resumos, o/a pesquisador/a deve possuir título de mestrado ou doutorado, ou estar cursando um desses níveis acadêmicos. Os resumos, que poderão ser submetidos em qualquer língua aceita pelo simpósio, devem conter de 200 a 300 palavras, além de 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e com inicial maiúscula, e obedecer aos padrões genéricos de resumos acadêmicos, explicitando objetivos, afiliação teórica, metodologia e resultados.
A lista completa dos simpósios aprovados e seus respectivos resumos pode ser acessada neste link.
Comunicação Individual Livre: A submissão de comunicações deve ser feita, prioritariamente, aos simpósios temáticos. Portanto, a modalidade de Comunicação Individual Livre destina-se, exclusivamente, a propostas que não se encaixem em nenhum dos simpósios selecionados. As apresentações das comunicações livres serão organizadas em sessões compostas por quatro trabalhos. Cada exposição terá um tempo máximo de 15 minutos e será agrupada pela organização do evento conforme a afinidade temática, formando sessões de duas horas com espaço para discussão. Para a submissão de resumos, o/a pesquisador/a deve possuir título de mestrado ou doutorado, ou estar cursando um desses níveis acadêmicos. Cada comunicação poderá ter, no máximo, dois/duas apresentadores/as. Os resumos, que poderão ser submetidos somente em português, devem conter de 200 a 300 palavras, além de 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e com inicial maiúscula, e obedecer aos padrões genéricos de resumos acadêmicos, explicitando objetivos, afiliação teórica, metodologia e resultados.
Pôster: As apresentações na modalidade pôster destinam-se a estudantes de graduação e graduados/as. Os/As estudantes devem submeter o resumo em co-autoria com seus/suas orientadores/as. A submissão dos pôsteres deve ser feita, prioritariamente, aos simpósios temáticos. Portanto, a modalidade de Pôster Individual Livre destina-se, exclusivamente, a propostas que não se encaixem em nenhum dos simpósios selecionados. Os resumos devem conter de 200 a 300 palavras, além de 3 a 4 palavras-chave, separadas por vírgula e com inicial maiúscula, e obedecer aos padrões genéricos de resumos acadêmicos, explicitando, pelo menos, objetivos, afiliação teórica e metodologia. Os resumos devem ser submetidos em português.
Para enviar os resumos, o/a participante deve acessar este link e preencher o formulário correspondente.
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - COMUNICAÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO - PÔSTER
As taxas de inscrição do Congresso são as que seguem:
Inscrição com apresentação de trabalho | ||
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(Associados/as ABRAPT com duas anuidades 2023, 2024 ou 2025 quitadas) | ||
17/06 a 15/08/25 | 16/08 a 10/09/25 | |
Professores/as de IES e Institutos Técnicos (ativos/as e aposentados/as) | R$ 150,00 | R$ 200,00 |
Pesquisadores/as independentes e Tradutores/as | R$ 150,00 | R$ 200,00 |
Professores/as do Ensino Básico* | R$ 40,00 | R$ 70,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (bolsistas)* | R$ 20,00 | R$ 50,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (sem bolsa) | Isentos/as | Isentos/as |
Estudantes de graduação e graduados/as** | Isentos/as | Isentos/as |
Inscrição com apresentação de trabalho | ||
---|---|---|
(NÃO Associados/as ABRAPT) | ||
17/06 a 15/08/25 | 16/08 a 10/09/25 | |
Professores/as de IES e Institutos Técnicos (ativos/as e aposentados/as) | R$ 600,00 | R$ 650,00 |
Pesquisadores/as independentes e Tradutores/as | R$ 600,00 | R$ 650,00 |
Professores/as do Ensino Básico* | R$ 250,00 | R$ 300,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (bolsistas)* | R$ 200,00 | R$ 250,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (sem bolsa) | R$ 170,00 | R$ 200,00 |
Estudantes de graduação e graduados/as** | R$ 80,00 | R$ 100,00 |
Inscrição sem apresentação de trabalho – ouvintes | ||
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(Associados/as ABRAPT com duas anuidades 2023, 2024 ou 2025 quitadas) | ||
17/06 a 15/08/25 | 16/08 a 10/09/25 | |
Professores/as de IES e Institutos Técnicos (ativos/as e aposentados/as) | R$ 30,00 | R$ 60,00 |
Pesquisadores/as independentes e Tradutores/as | R$ 30,00 | R$ 60,00 |
Professores/as do Ensino Básico* | R$ 30,00 | R$ 60,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (bolsistas)* | R$ 20,00 | R$ 40,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (sem bolsa) | R$ 10,00 | R$ 20,00 |
Estudantes de graduação e graduados/as** | Isentos/as | Isentos/as |
Inscrição sem apresentação de trabalho – ouvintes | ||
---|---|---|
(NÃO Associados/as ABRAPT) | ||
17/06 a 15/08/25 | 16/08 a 10/09/25 | |
Professores/as de IES e Institutos Técnicos (ativos/as e aposentados/as) | R$ 450,00 | R$ 550,00 |
Pesquisadores/as independentes e Tradutores/as | R$ 450,00 | R$ 550,00 |
Professores/as do Ensino Básico* | R$ 200,00 | R$ 300,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (bolsistas)* | R$ 180,00 | R$ 280,00 |
Estudantes de Pós-Graduação (sem bolsa) | R$ 30,00 | R$ 50,00 |
Estudantes de graduação e graduados/as** | R$ 20,00 | R$ 40,00 |
* Se tivermos financiamento suficiente das instituições de fomento, essas categorias estarão isentas de inscrição, mas devem estar com duas anuidades da ABRAPT quitadas;
** Se os/as estudantes da graduação da UFBA e da UNEB participarem como monitores/as do ENTRAD, serão isentos/as de pagamento das anuidades da ABRAPT.
As pessoas que desejarem se associar ou atualizar suas anuidades devem acessar este link.
Contamos com a sua participação para tornar o XV ENTRAD um espaço de troca de saberes e experiências enriquecedoras!
A comissão organizadora.
Criada em 03 de abril de 1992, em Campinas, a ABRAPT surgiu durante o encontro do grupo Regional de Trabalho de Tradução da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Portanto, a ABRAPT se constitui como uma associação de caráter científico, sem fins lucrativos, que congrega professores/as universitários/as, estudantes de graduação, pós-graduação e pesquisadores/as de tradução e interpretação.